terça-feira, 23 de janeiro de 2018

~~*~~ Bacalhau à padeiro ~~*~~

INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO
  1. Coza o bacalhau, escorra-o e lasque-o rejeitando peles e espinhas. Descasque as cebolas, as cenouras e os alhos, corte as cebolas e meias luas finas, rale as cenouras e pique os alhos. Corte as carcaças em pedaços, deite-os para uma tigela e regue com leite morno.
  2. Deite os alhos para um tacho, junte o azeite, leve ao lume, deixe aquecer, adicione a cebola, mexa e deixe cozinhar até a cebola ficar transparente. Junte a cenoura ralada, mexa e deixe cozinhar, em lume brando, até a cenoura ficar cozida. Adicione depois o bacalhau, misture bem, junte o pão ligeiramente espremido, misture, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta acabada de moer e deixe cozinhar, em lume brando e mexendo de vez em quando.
  3. Prepare o creme: leve um tacho ao lume com a margarina, deixe derreter, junte a farinha, mexa bem e junte o leite quente, aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme liso. Tempere com sal, pimenta e a pitada de noz-moscada, retire do lume, junte as gemas e mexa bem. Adicione metade deste creme à mistura do bacalhau e mexa bem.
  4. Deite a mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex e espalhe. Bata as claras em castelo, junte-as ao resto do creme, envolva delicadamente, deite sobre o bacalhau e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc até ficar douradinho. Retire e sirva polvilhado com salsa picada
Fonte https://www.teleculinaria.pt/receitas/peixes/bacalhau-a-padeiro/

Sem comentários: